O SINDUSCON/SE nasceu aos 12 de janeiro de 1972, então como Associação Profissional da Indústria da Construção Civil do Estado de Sergipe, de acordo com o artigo 511 da Consolidação das leis do Trabalho. Abaixo transcrevemos o texto que consta na ata da Assembléia Geral ocorrida na mesma data, que oficializa a criação da Associação:
Aos doze dias do mês de janeiro de mil novecentos e setenta e dois, às vinte horas, à Rua São Cristóvão, número catorze, sala cento e um, reuniram-se os representantes legais das emprêsas de Construção Civil do Estado de Sergipe, de acôrdo com a lista de presença, para a realização de uma Assembléia Geral, com a finalidade de fundarem a ASSOCIAÇÃO PROFISSIONAL DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL DO ESTADO DE SERGIPE, na forma do artigo quinhentos e onze da Consolidação das Leis do Trabalho, com a aprovação dos respectivos estatutos, eleição da Diretoria e Conselho Fiscal. Para presidir os trabalhos foi aclamado o engenheiro João Alves Filho que, abrindo os mesmos indicou o economista Tarcísio Mesquita Teixeira para secretariá-los. Inicialmente, o Senhor Presidente colou em discussão e votação o projeto de Estatuto (...).* (pp.02)
A Diretoria da Associação era assim composta:
- Presidente: João Alves
- Vice-presidente: Eraldo Tarageiro de Macêdo
- 1º Secretário: Tarcísio Mesquita Teixeira
- 2º Secretário: José Maria Campos Reis
- 1º Tesoureiro: Carlos Henrique Soares Nascimento
- 2º Tesoureiro: Rubens Sabino Ribeiro Chaves
Conselho Fiscal:
- Luiz Crispin de Veras
- Maurício Silveira
- Cenezeu Rabelo de Morais
Suplentes:
- Carlos Henrique de Carvalho
- Manoel Raimundo Teles de Menezes Neto
- Moacir Batista dos Santos
Em 29 de fevereiro de 1972, a Diretoria da Associação convocou uma Assembléia Geral Extraordinária com a finalidade da aprovação da criação do Sindicato Representativo da Categoria Econômica da Construção Civil no Estado de Sergipe, de acordo com a portaria MTPS n.º 39, de 02 de agosto de 1944. Após todos os trâmites terem sido legalizados junto à Delegacia Regional do Trabalho e a votação da pauta, surgiu o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Sergipe – SINDUSCON/SE. Na mesma ocasião, foi votado e aprovado o Estatuto que rege o SINDUSCON/SE.
A sala que serviu como sede do Sindicato foi doada pela Construtora associada NORCON. Abaixo transcrevemos o texto da convocação para a Assembléia que aprovou a criação do Sindicato:
Aos vinte e nove de fevereiro de mil novecentos e setenta e dois, às vinte horas, à Rua São Cristóvão 14 sala 101, em Aracaju, Sergipe, reuniram-se os associados, de acôrdo com a lista de presença e atendendo a convocação publicada no Diário de Aracaju, dos dias 11,12 e 13 de fevereiro do seguinte teor: “De acôrdo com os Estatutos da Associação, ficam convidadas as emprêsas associadas para a Assembléia Geral Extraordinária que se realizará no próximo dia 29 de fevereiro do corrente ano, na sede provisória da entidade, a Assembléia reunir-se-á às 19:30 horas, em Primeira Convocação, e às 20:00 horas, em Segunda, para deliberar sôbre o reconhecimento da Associação como Sindicato Representativo da Categoria Econômica da Construção Civil no Estado de Sergipe. De acôrdo com a Portaria MTPS n.º 39, de 02 de agôsto de 1944. (...) O Senhor Presidente, o engenheiro João Alves Filho, informou aos presentes que a Associação já havia sido reconhecida como Sindicato pelo Senhor Delegado Regional do Trabalho e que agora já se tinha condições de ser reconhecida como Sindicato da Categoria Econômica da Construção Civil. * (pp 08)
O quadro da Diretoria só foi modificado na Assembléia realizada em 10 de maio de 1972, quando passou a ser assim composta:
- Presidente: Tarcísio Mesquita Teixeira
- Vice-presidente: Eraldo Tarageiro de Macedo
- 1º Secretário: José Maria Campos Reis
- 2º Secretário: Rubens Sabino Ribeiro Chaves
- 1º Tesoureiro: Antonio Manuel dos Santos Silva
- 2º Tesoureiro: José Dionísio do Nascimento
Em 18 de setembro de 1972, já como Sindicato, o SINDUSCON buscou em Assembléia aprovação da sua filiação junto à Federação das Indústrias do Estado de Sergipe, tendo sido aprovado por unanimidade.
A sede do SINDUSCON/SE já foi instalada na Rua São Cristóvão 14, sala 101; na Av. Rio Branco 168, segundo andar. De acordo com os arquivos, a sede se fixou, de 23 de novembro de 1978 a 15 de março de 2000, no Calçadão da João Pessoa 71, sala 701. Ainda em 2000 ela mudou-se para a Rua Lourival Andrade, 26, no Loteamento Parque dos Coqueiros. Atualmente, o Sindicato está localizado na Praça Siqueira de Menezes, n.º 299, bairro Santo Antônio. A nova sede foi comprada com recursos próprios em 07 de agosto de 2002, reformada, e inaugurada em 05 de fevereiro de 2006.